segunda-feira, 30 de abril de 2012

Perguntas são mais poderosas que respostas



Vivemos a buscar respostas  sem perceber  uma grande verdade:  perguntas são mais poderosas que respostas. Enquanto as perguntas nos tiram da zona de conforto, as respostas nos acalmam, apaziguam nosso desconcerto ante o desconhecido, nos fazem crescer, desenvolvem a nossa mente e nos tornam mais fortes para enfrentar o dia-a-dia e conquistar nossas metas.

Um bom coach se utiliza de variadas ferramentas para apoiar seu coachee no caminho que o leva do estado atual ao estado desejado. A maestria de um master coach se traduz na capacidade de formular perguntas que levem seu coachee, a tomar contato com os talentos que tem dentro de si. E, mais que tomar consciência, torná-los funcionais, alavancando o desenvolvimento do coachee.

O ato de perguntar surgiu com o advento da razão no homem.

Nos primórdios de sua existência, o homem encontrou-se diante de um meio desconhecido e assustador. Suas percepções fizeram-no constatar que havia uma multiplicidade de objetos e, se isso não bastasse, ainda havia as transformações  sofridas por esses objetos. O homem experimenta, então, sentimentos variados ante esses eventos, levando-o ao estado de uma profunda desorganização. Tentando  aplacar-se busca explicações para esses eventos que tornam o mundo um lugar perigoso e cria, assim,  os mitos.

Durante muito tempo a explicação mítica serviu-lhe de amparo: homens, deuses e natureza constituíam um todo. Porém, quando os grupos humanos começaram a ter um contato mais intenso e tomaram conhecimento de que cada grupo tinha sua própria maneira de explicar um fato ou evento da natureza, e, ademais, estas explicações podendo ser totalmente antagônicas, apareceu novamente o desconcerto, gerando novamente o desejo de explicar.

Esse ciclo de desconcerto, busca de respostas e apaziguamento é o que conhecemos hoje como processo de aprendizagem.

Como dissemos a maestria de um master coach está em sua habilidade de formular a pergunta certa na hora certa, levando o seu coachee a um proceso de descobertas e crescimento. Para comprovar quão poderosas são as perguntas eu te convido a experimentar o poder que elas têm. Pergunte-se: O que eu quero? Para que eu quero? Como posso conseguir isso? Por onde começo? Que faço depois? E depois? E depois? ….

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário