sexta-feira, 18 de março de 2011

O ritmo da vida

Podemos ficar dias sem alimentação e apenas alguns minutos sem respiração.
                      “Respirar conscientemente é ser
                       Nada mais se pode fazer
                                antes disso
                       nada mais haverá a fazer
                                      depois disto.”

Apesar de respirarmos desde nosso primeiro segundo de vida, podemos passar toda nossa existência sem saber respirar, ou nem mesmo estar conscientes dos benefícios advindos do simples usufruir da respiração. A maior parte do  tempo respiramos mal e de forma insuficiente. Isso é a causa de muitas das nossas doenças. Respirar corretamente melhora a elasticidade dos pulmões e mantém um bom equilíbrio entre oxigênio/dióxido de carbono no corpo físico. Em seu livro Poder sem limites Anthony Robbins nos ensina uma técnica  de respiração consciente,  que eu tomei a liberdade de imprimir uma modificação que, a meu ver,  pode nos trazer ao AGORA movimento  que o Dr. Richard Moss enfatiza em suas lições da Mandala do Ser®

Respiração consciente

A respiração consciente  assim chamada porque devemos estar a todo instante observando os efeitos que a técnica está desencadeando dentro de nós. Sem consciência não há concentração possível.
Inspire fundo pelo nariz e conte um; segure o ar e conte até 4, expire contando até 2, no mesmo ritmo de contagem.  Enquanto estiver segurando o ar imagine que vc está a partir de um ponto central de seu corpo, que pode ser o umbigo, enviando luz para as outras partes até que atinja as extremidades. Repita o ciclo ao menos dez vezes.
Robbins recomenda-se a realização da respiração consciente no mínimo três vezes ao dia, eu creio que Dr. Moss recomendaria no mínimo dez vezes ao dia.
Dependendo da sua capacidade você pode alterar o tempo de cada ciclo, porém a proporção deve ser mantida. O ciclo inspiração, manutenção e expiração deve obedecer a proporção 1:4:2. Exemplo se durante a inspiração sua contagem for até 2, na manutenção a contagem irá até 8 e na expiração, até 4.

Um comentário:

  1. Yara , nossa Prática Contemplativa Shinsokan, é exatamente assim, inspirando a vida de Vida e nos sentindo plenificados dos atributos de DEUS! Amei ...bjos

    ResponderExcluir